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1617LCHMLM383a

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Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Inicialmente comunicar significa a partilha no seio de um grupo, de conhecimento acerca do mundo. A comunicação é uma forma de socialização e ferramenta para construir sociedades. A comunicação é um processo simbólico, contínuo de interpretação do mundo e partilha desse conhecimento através de mensagens verbais. [...] (linguagem verbal humana-línguas naturais), não verbais (gestos, movimentos, espaço) e paraverbais (prosódia e gestos específicos que podem substituir a fala). *4

[...] dois modelos que pretendem definir/explicar a comunicação verbal: o modelo linear de transmissão e o modelo semiótico.

O primeiro foi criado por Shannon e Weaver, engenheiros de telecomunicações, que pretendiam saber se determinada informação chegava de A a B, se chegava toda ou não e se não o porquê e quantos beats se perdiam, para tentarem solucionar o problema.

Neste modelo matemático, a mensagem é monolítica, o recetor tem pouca importância (pois o importante não é saber quanto informação é percebida mas sim quanta é transmitida), a repetição não é vista com ?bons olhos? (?quanta mais informação for repetida mais redundante se torna?) e , e [...] somente , com intenção é que comunicação (?envio intencional de uma mensagem?). Por vezes a comunicação não é percebida devido ao ruído (físico*

Contudo, no modo semiótico (Saussure) [...] o conceito de comunicação é levado a outro patamar. [...] Neste modelo, emissor e recetor tem papel ativo na comunicação. *3, não é necessário intenção para comunicar ( sinais, logo comunicação). [...] De acordo com a semiótica, estamos inseridos num mundo de sinais, imersos num mundo de sinais em que temos de conhecer o código e domina-lo. Para este modelo, o contexto é fulcral e nunca pode ser desligado do significado (?? os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto?), a mensagem [...] não é um produto, antes uma produção negociada (?? participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo?.)

Em suma, [...] sabendo que por comunicação entende-se a partilha de conhecimento entre A e B, tendo em conta o feedback e que comunicação é mais do que a linguagem verbal, apenas o segundo modelo pode definir o que é comunicação, o que a envolve pois é a única que tem em atenção a comunicação não verbal e paraverbal e não apenas uma ínfima parte, [...] a linguagem verbal.

*4 A [...] comunicação humana partilha traços com outros seres vivos (sinais olfativos, sinais visuais, tateis, etc). alguns animais utilizam o som da mesma forma que nós utilizamos para comunicar- quer seja para alertar perigo, quer seja por comida ou até para acasalar- outros utilizam o sinais visuais- como por exemplo o pavão que utiliza as cores da sua cauda para impressionar a fêmea. Outros animais, como os primatas, utilizam o toque para demonstrarem carinho tal como nós [...] humanos fazemos.

[...]

Mas se partilhamos tantos traços com os animais, o que nos distingue? O que nos distingue dos animais, é a nossa [...] linguagem verbal, a nossa capacidade de combinar sons e construir mensagens. Somos capazes de interpretar e criar mensagens [...] sobre qualquer assunto em qualquer espaço temporal. Ao passo que nós, humanos, temos a capacidade ilimitada de criação de mensagens, outros seres vivos, estão condicionados pela sua genética a um determinado número de mensagens ao longo da sua vida e tem sempre um determinado propósito e isso não pode ser desligado do contexto.

*1 Alguns autores não consideram que indício seja comunicação por não haver determinada intenção em comunicar (estes autores são adeptos do modelo linear de transmissão.

*3 (Comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa??)

*2 [...] barulho ambiental- ou não- diferentes experiências de vida faz com que haja diferentes interpretações de mensagens)

 

 


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