Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCIVHA382a

1617LCIVHA382a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoHistória de Arte
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A comunicação é [...] a ferramenta de comunicar num seio de uma comunidade. [...] É a existência de troca de informação para que se possa viver em grupo. Conseguimos falar em vários temas: passado, presenta e futuro. Existem também várias formas de comunicação, verbal em é utilizada a voz, sendo cerca de 7% a quantidade de comunicação com a utilização deste meio, em que a voz é o instrumento principal, a não verbal, sendo a que tem a [...] percentagem mais elevada, 55 %, pois o nosso corpo, fala bastante por nós, enquanto a paraverbal é cerca de 38%, que tem haver com as tunalidades de voz utilizadas.

Comunicar, [...] como a própria palavra o diz é o envio de informação de um emissor para um recetor.

No ato de comunicação temos dois modelos, o linear e o semiótico.

O modelo linear, [...] é um modelo mais simplicista, em que existe um emissor, recetor é a transmissão de uma mensagem, que no meio desse processo pode existir distrações ou perturbações, como por exemplo o ruído. Este processo tem limitações como:

-Imprevisibilidade, não sabemos como o recetor irá receber a mensagem; [...]

-Multiplicidades de meios, ou seja, os meios envolventes

-Capacidade interpretativa, ou seja, não sabemos [...] se o recetor irá compreender a mensagem ou não.

Um exemplo que mexe com esse processo é o jogo do telefone estragado, um jogo bastante antigo em que é dita a frase original na primeira pessoa e que ao passando a frase, indivíduo, por indivíduo, chegamos ao final é a primeira frase é totalmente diferente da última, existindo então pelo meio perturbações ou distrações.

O outro modelo é o semiótico, sendo mais complexo, a devida importância ao recetor, utilizando uma linguagem verbal, não verbal e paraverbal de um feedback. Neste modelo a mensagem é vista como uma produção e não como um produto. Aqui, neste caso, cada um tem as suas ideias, a sua forma de pensar e de ver as situações, mas entre [...] essas duas maneiras de pensar, existe ali um meio em que podem discutir ideias, pois podem ser idênticas ou bastante diferentes.

A comunicação engloba todo o ser humano e todos os seres vivos.

Desde crianças que utilizamos vários tipos de comunicação, ou melhor desde bebés, quando chora, quando toca na mãe, ele não fala acabando por utilizar a comunicação não verbal, ou porque tem fome, ou quer simplesmente a atenção da mãe.

Como no próprio texto diz A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, para integrante do contexto (Hakansson, G. e Westander, J. ([...] 2013: 2)), é algo que nos é bastante complexo e que está [...] patente no nosso dia-a-dia, em aulas, trabalho, ou até mesmo nas redes sociais, [...] local onde nós colocamos o que queremos que os outros saibam e vejam sobre nós, aqui tem mais haver com a fachada e face.

[...] A comunicação é a ferramenta que nos ajuda a exprimir e a saber viver em [...] sociedade, no seu, meio, ficando integrado. Esta é nos um meio de sobrevivência, apto para as nossas necessidades.

[...] A comunicação serve para podermos falar com o outro e que nessa comunicação haja entendimento mútuo como é referido no texto participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013:2)), sendo esta a forma que nos podemos exprimir dizer o que queremos, o que sentimos de forma a que o outro receba a mensagem de envio intencional (Hakansson, G. e Westander, J. (2013:2)) e que possa interpretar o que foi dito.


Download text