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1617LCRFHIS451b

1617LCRFHIS451b

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu sobre linguagem e cognição, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: A linguagem não é um artefacto cultural que aprendemos como aprenderíamos a dizer as horas […]. É antes uma peça muito específica da constituição biológica do nosso cérebro. É uma competência complexa e especializada, que se desenvolve espontaneamente na criança, sem esforço consciente nem instrução formal. Surge sem que essa criança tenha consciência da sua lógica, é qualitativamente idêntica em todas os seres humanos e é claramente distinta de capacidades mais gerais como o processamento da informação ou comportamentos inteligentes. (Pinkers, S. (1995:18). The Language Instinct: How Mind Creates Language. New York: harperPerennial.)
Task ID1617LCRD09
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoHistória
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Tal como Pinker menciona a linguagem não é um artefacto cultural, o ser humano tem uma capacidade inata para a faculdade de uma língua verbal- é portador de características pré- [...] biológicas e de genes que contribuem para tal.

No cérebro existem áreas especializadas na produção e compreensão da linguagem- são as áreas de Broca e Wernicke, respetivamente. Durante muitos anos acreditou-se que o cérebro fosse lateralizado à esquerda no que toca à linguagem, no entanto essa teoria foi reformulada, pois [...] a relação entre o cérebro e a linguagem é muito mais complexa: se não tivessemos um córtex auditivo que descodificasse o que ouvimos, dificilmente compreenderíamos o que nos foi dito; se não tivessemos um [...] córtex visual não conseguiríamos defrutuir de uma linguagem escrita.

Como mencionado, existe uma relação entre a linguagem e o cérebro, mais propriamente com o pensamento. A linguagem verbal é uma forma de representar o pensamento, no entanto, isto não quer dizer que quem não tenha uma [...] faculdade para a linguagem, também não tenha para o pensamento, pois os surdos-mudos têm pensamento, embora de uma forma distinta, tal como Pinker diz é claramente distinta de capacidades mais gerais como inteligentes.

A linguagem também está associada à memória e à atenção, sendo possível ver esse relacionamento através dos lapsos de memória [...] ou quando queríamos dizer uma coisa invés de outra.

[...] Pode-se concluir que, de facto, existe uma relação entre linguagem e cognição, sendo que essa é muito complexa e interativa, pois a linguagem recorre às mais diversas áreas do cérebro para existir.


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