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1617LCTJLM457b

1617LCTJLM457b

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu sobre linguagem e cognição, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: A linguagem não é um artefacto cultural que aprendemos como aprenderíamos a dizer as horas […]. É antes uma peça muito específica da constituição biológica do nosso cérebro. É uma competência complexa e especializada, que se desenvolve espontaneamente na criança, sem esforço consciente nem instrução formal. Surge sem que essa criança tenha consciência da sua lógica, é qualitativamente idêntica em todas os seres humanos e é claramente distinta de capacidades mais gerais como o processamento da informação ou comportamentos inteligentes. (Pinkers, S. (1995:18). The Language Instinct: How Mind Creates Language. New York: harperPerennial.)
Task ID1617LCRD09
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

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A linguagem é, aquilo [...] que podemos definir como a capacidade geneticamente programada que qualquer ser humano [...] dotado de órgãos fonadores possui. É de facto uma competência inata, que se desenvolve em criança, em que [...] o contexto (tudo aquilo que rodeia a criança) assume um papel secundário, no que diz respeito a este desenvolvimento. O facto das crianças terem capacidade de expressar coisas que não captaram do meio que lhes rodeia, é uma das principais razões que nos leva a aceitar o caráter genético ou biológico da linguagem.

O meio em que estamos inseridos, a nossa cultura, influenciam o nosso comportamento. Em diferentes contextos, o mesmo tipo de comportamento, [...] como é o caso do beijo na face (na Espanha e no Irão), por exemplo [...], é interpretado de maneiras completamente diferentes. Isto confirma que a adoção de comportamentos inteligentes, ou não, é altamente condicionada por crenças, regras e hábitos culturais, ao contrário do que acontece com a linguagem.

É sabido que o cérebro humano possui diferentes partes, [...] especializadas em diferentes funções, sendo a linguagem uma delas. A área de Broca e a área de Wernicke são duas dessas zonas cerebrais, que se ocupam mais concretamente e, respetivamente, da produção linguística e da compreensão linguística. Desta forma, assume-se que o corpo humano está programado com a capacidade linguística e, como não somos seres acabados [...] assim que vimos ao mundo, e temos [...] sim, aspetos a desenvolver e consequentemente espaço para esse desenvolvimento, vamos desenvolvendo-a à medida que o nosso cérebro evolui.

O comentário em análise refere-se à linguagem, que surge igualmente em todas as crianças, [...] não como algo que é aprendido mas sim como algo que é adjacente à nossa existência. [...] A linguagem está para o cérebro assim como, por exemplo, o IVA está para o preço [...] que pagamos por um determinado produto.


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