17PTGIVGMTRAD4717PTGIVGMTRAD47
Género de texto | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLM |
Gender | M |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
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Task ID | 17ABSMZ01 |
Contexto | Clausura |
Curso |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Curso | Tradução |
Disciplina | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
País | Moçambique |
Opções de representação
Etiquetas:
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Resumo: A percepção da Língua portuguesa pelos professores e alunos é um facto que inquieta a sociedade particularmente a nível pedagógico. Segundo alguns autores como Farcos (2006) apud Frank (2009) o papel dos professores da língua portuguesa é, antes de qualquer coisa, disseminar a crítica radical ao normatismo e a gramatiquice. Contudo o artigo em causa visa ilustrar a causa da aprendizagem inadequada, para este efeito, realizaram-se uma pesquisa que participaram 4 turmas, totalizando 73 alunos de 7ª e 8ª classes, também foram ouvidos os professores dessa 4 turmas a mesma pesquisa foi realizada na base dum questionário contendo 10 perguntas. Feitas as respectivas análises do questionário, verificou-se que a ideia de aula de língua portuguesa já não é sinónimo de ensino exclusivo da gramática também não se pode dizer que seja sinónimo de prática de linguagem, no entanto, não se pode simplesmente responsalizar os professores pelo facto dos alunos não seguirem a norma da língua portuguesa.
Palavras-chave: gramática normativa, usa da língua portuguesa, ensinar gramática e não ensinar.
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