Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

17PTGIVAAEP16

17PTGIVAAEP16

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLNM
GenderM
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoEnsino de Português
DisciplinaPortuguês IV
School year2017
Collection
PaísMoçambique

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Nas últimas decadas, professores de portuguê e linguistica têm se preucupado com a crítica ao ensino tradicional, marcado pelo artificialismo, pela descontextualização, pela gramatiquice. E que como resultado temos um ensino ainda centrado no certo e no errado, com alunos insatisfeitos com as aulas de língua materna, apresentando um desempenho insuficiente nas habilidades, deveriam ser de facto desenvolvidas na aula de português: ler e compreender,bem como escrever textos.

Participaram da pesquisa quatro turmas de língua portuguesa da e classes de diferentes escolas públicas de Porto Alegre onde foram ouvidos igualmente os professores das quatro turmas. Este trabalho tem como objectivo de verificar qual é a percepção dos alunos em relação as aulas de português bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de portuguê em geral e sobre suas aulas em particular. Assim sendo a pergunta que nortea o trabalho é a aula de português, após quase três decadas de pesquisas em linguistica, ainda é sinónimo de ensino de gramática? Mas essa questao é complementada por outra: os resultados da pesquisa linguistica são percebidos pelos alunos? Portanto depois da analise feita pode se verificar que após quatro decadas de estudos linguisticos, a ideia de a aula de língua portuguesa não é sinónimo de ensino exclusivo da gramática, mas não se pode dizer que seja sinónimo de pratica de linguagem e os alunos não observam.


Download text