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17PTGIVESEP69

17PTGIVESEP69

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLNM
GenderM
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoEnsino de Português
DisciplinaPortuguês IV
School year2017
Collection
PaísMoçambique

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Pesquisas feitas revelam uma clara evidência de problema no que concerne o ensino da língua portuguesa e da gramática no seio académico (Posseti, 1996; Brito 1997; Faraco, 2006; Antunes,2007; Bagno,2007). O português é uma língua complexa daí que os professores chegam a confundir o seu ensino com o ensino da gramática. O presente estudo tem como objectivo o esclarecimento da diferença entre o ensino de português e ensino da gramática e verificar em que medida existe coerência entre os discursos dos professores e a práctica na sala de aulas. O estudo baseiou-se em um questionário que contém 10 perguntas respondidas por escrito pelos participantes de diferentes escolas públicas de Porto Alegre num total de 73 alunos de 7a e 8a classes tendo sido mantido os seus nomes no anonimato. Os resultados mostram que apesar da complexidade da língua e do seu ensino os alunos reconhecem a importância da disciplina da língua portuguesa estes resultados os alunos deixam explícito que a aula da língua portuguesa não é sinónimo de ensino exclusivo da gramática.

Palavras-chave: ensino da gramática, ensino do português, aplicabilidade do português, ensino no Brasil.


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