Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

17PTGIVFCTRAD48

17PTGIVFCTRAD48

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLNM
GenderM
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoTradução
DisciplinaPortuguês IV
School year2017
Collection
PaísMoçambique

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo: O presente artigo aborda a questão da percepção de alunos e professores sobre as aulas de Português cujo objectivo é verificar que percepções os alunos têm em das aulas de Português e o que os professores pensam sobre o ensino de português. O estudo tem como perguntas de partida: A aula de português após três década de pesquisas em linguística, ainda é sinónimo de ensino da gramática?, os resultados da pesquisa linguística são percebidos pelos alunos?. A pesquisa teve como alvo quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, tendo uma amostra de 73 alunos de e classes e os respectivos professores. Foram elaborados questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito e foram entregues aos participantes durante um espaço de aula reservado para o efeito. As observações foram feitas em número de dois encontros. Com os dados colhidos, foi possível verificar que contrariamente ao que os professores defendem (que a gramática deve ser ensinada apartir de textos e que as regras gramaticais devem ser descobertas pelos alunos), as aulas baseam-se em exposição de nomenclatura e classificação de frases ou em discussões sem objectivos claros. Em contrapartida, os alunos não verificam a aplicabilidade do que aprendem nas aulas de português à sua vida. Assim, conclui-se que as aulas de português não se podem limitar no ensino da gramática, que necessidade de levar o aluno a perceber a importância e o valor dos usos da linguagem e que para isso os professores, talvez, devessem elaborar actividade e planos para a sala de aulas, análise de livros didáticos e descrição de boas práticas na sala de aula.

Palavras-chave: Aula de português, ensino de português; percepção, gramática.


Download text