Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1516CTMGEI840a

1516CTMGEI840a

Género de textoArtigo de divulgação
ContextoLivre
DisciplinaComunicação Técnica
ÁreaCiências

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Problemas e limtações da Realidade Virtual Imersiva

A realidade virtual é um tema recente que está em constante desenvolvimento tecnológico. Vários especialistas da área argumentam que esta tecnologia terá uma grande expansão na sociedade no próximo ano de 2016. No entanto, é importante conhecer os seus problemas e limitações, que têm dificultado a sua afirmação e popularidade junto das pessoas.

Para podermos usufruir da realidade virtual é necessária a utilização de hardware específico, como os óculos imersivos. Estes dispositivos ainda não se afirmaram no mercado, pois têm um preço elevado face ao limitado número de aplicações de realidade virtual. Os Gear VR, por exemplo, que custam nas maiores lojas de e-commerce, são óculos imersivos que nos permitem entrar num ambiente virtual suportado por um smartphone compatível (neste momento os smartphones mais sofisticados, como por exemplo o Samsung Galaxy S6, são compatíveis com os Gear VR).

O facto de a realidade virtual proporcionar uma experiência singular e limitada ao próprio utilizador tem também sido um entrave à sua expansão na sociedade. Não nos é possível, por exemplo, conhecer verdadeiramente a realidade virtual, ou saber se realmente gostamos dela, sem a termos experimentado previamente. Atualmente, a maioria das pessoas ainda não têm a possibilidade de experimentar a realidade virtual sem terem que adquirir os aparelhos necessários à sua utilização, o que torna difícil o aumento da popularidade da tecnologia, e consequente expansão no mercado.

O ambiente real onde se experimenta a realidade virtual deve também ser o mais adequado. Sem o uso de materiais específicos como, por exemplo, uma cadeira giratória, torna-se difícil tirar o maior proveito das possibilidades de interação com o ambiente virtual. Uma vez que o uso de óculos imersivos nos transfere a visão e a audição do ambiente real para o ambiente virtual, acabamos por perder a noção do que está e do que acontece à nossa volta.

Para além de todas estas limitações, existem também problemas que podem afetar diretamente o utilizador da realidade virtual. Entre eles está o aparecimento de náuseas e dores de cabeça, que costumam surgir ao fim de algum tempo de utilização da realidade virtual. Este problema, que afeta diretamente o nosso equilíbrio, relaciona-se com o facto de o cérebro pensar que estamos em movimento quando, na verdade, estamos parados. As companhias ligadas à realidade virtual, que encaram este problema como o principal desafio da tecnologia, têm feito vários esforços de forma a tentar reduzir esses efeitos. No entanto, ainda não foram atingidos resultados satisfatórios nesta área, o que tem preocupado os potênciais utilizadores da tecnologia.

Outro problema da realidade virtual são as possíveis alterações emocionais e social dos seus utilizadores. Sendo a realidade virtual uma tecnologia bastante ligada aos jogos, a sua utilização pode originar problemas psicológicos como a dependência à tecnologia, ou até mesmo exclusão social.

Novos problemas vão surgindo regularmente com o desenvolvimento da realidade virtual. Várias aplicações específicas da tecnoligia, como o treino militar ou o design urbano, têm também limitações relativas à área. Atualmente, as companhias procuram ganhar destaque não através da inovação, mas também através das suas soluções para os vários problemas e limitações existentes.


Download text