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1112CTMBEI39a

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Género de textoArtigo de divulgação
ContextoLivre
DisciplinaComunicação Técnica
ÁreaCiências

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Hayao Miyazaki,

na vanguarda do anime

Anime, do inglês animation, é a palavra japonesa para desenhos animados. Para os ocidentais são os desenhos animados criados no Japão. Para os Japoneses, por outro lado, anime é a palavra usada para tudo o que é considerado um desenho animado, seja ele de produção nacional ou estrangeira. Os animes são caracterizados principalmente por incluírem personagens com olhos muito grandes e muito expressivos. Os animes têm uma duração variada, podendo ser apresentados como longas-metragens, curtas-metragens ou séries de vários episódios. Podem também ser classificados em várias categorias como a comédia, a ficção, o drama e o terror. Os animes podem ainda ser classificados de acordo com o sexo e a idade do público-alvo como, por exemplo, Shōnen, para jovens do sexo masculino, Sōjo, para jovens do sexo feminino, Seinen, para pessoas do sexo masculino dos 20 aos 30 anos e Josei, para pessoas do sexo feminino dos 15 aos 44 anos.

Hayao Miyazaki é um dos criadores de animes mais famosos em todo o mundo. Destaca-se principalmente pelas suas longas-metragens e foi considerado pela revista Time uma das pessoas mais influentes do mundo. Os seus animes são conhecidos pela sua imaginação, humor e fantasia.

Hayao Miyazaki nasceu em Bunkyō, Tóquio, a 5 de janeiro de 1941. Durante a Segunda Guerra Mundial, o pai de Miyazaki, Katsuji, dirigia a empresa do irmão (tio de Miyazaki), a Miyazaki Airplane, que fabricava lemes para aviões. Nesta empresa, Miyazaki desenhava aviões, acabando por desenvolver o fascínio pela aviação o que veio, mais tarde, a influenciar os seus animes. Miyazaki teve uma infância marcada por várias mudanças de escola e pela doença da mãe que, durante 8 anos, recebeu tratamento para a tuberculose. Enquanto aluno do liceu, Hayao Miyazaki decidiu que se queria tornar num artista de manga (banda desenhada japonesa). No entanto, as suas capacidades de desenho estavam limitadas aos aviões, tanques e navios de guerra, sentindo grande dificuldade em desenhar pessoas. O seu interesse pela animação surgiu mais tarde, ainda no liceu, depois de assistir à primeira longa-metragem de animação a cores divulgada no Japão, The Tale of the White Serpent, deixando assim a sua ambição de ser artista de manga para se tornar em artista de animação. Em 1963, após terminar o curso de Ciências Políticas e Economia na universidade de Gakushuin, Miyazaki começou a trabalhar na empresa Toei Animation (conhecida pela criação de animes famosos como o Dragon Ball e a Sailor Moon), tendo conseguido progredir rapidamente na hierarquia. Passados dois anos, em 1965, casou-se com Akemi Ota, uma colega de trabalho na área de animação, que mais tarde deixou a empresa para criar os seus dois filhos. Em 1971, Miyazaki abandonou a Toei Animation e, até 1985, trabalhou em diversas empresas.

Foi após este período que criou a sua própria empresa a Studio Ghibli, com sede em Koganei - e conseguiu obter os direitos de autor dos seus trabalhos anteriores. A empresa foi criada juntamente com Toshio Suzuki e Isao Takahata, seus antigos colegas de trabalho. Após o sucesso de   Nausicaä of the Valley of the Wind , a fama de Miyazaki aumentou consideravelmente após a realização dos três que se lhe seguiram:   Laputa : Castle in the Sky,   My Neighbor Totoro e   Kiki's Delivery Service. Em 1992, criou Porco Rosso, um trabalho que é por muitos visto como um autoretrato do autor. Em 1997, Princesa Mononoke obteve um sucesso enorme no Japão e foi considerado o filme mais lucrativo de todos os tempos, tendo apenas sido ultrapassado pelo Titanic. Após a criação da Princesa Mononoke, Hayao Miyazaki t decidiu fazer uma pausa na sua atividade criativa. Ao longo deste período teve oportunidade de conviver com a filha de um amigo que o inspirou na criação daquele que viria a ser o seu próximo grande sucesso, Spirited Away. Lançado em 2001, este filme rendeu aproximadamente 300 milhões de dólares e ganhou diversos prémios, incluindo um Óscar na categoria de melhor filme de animação. Em 2004, lançou o Howl’s Moving Castle que foi nomeado para um Óscar, também na categoria de melhor filme de animação. Uma versão em inglês deste filme foi lançada nos Estados Unidos da América pela Walt Disney.

Em 2007, para além do Japão, o filme Ponyo on a Cliff, foi também visto nos Estados Unidos da América e no Reino Unido. Atualmente encontra-se a trabalhar num novo projeto, Porco Rosso: the last sortie.

Hayao Miyazaki também trabalhou em séries televisivas de animação. Embora os seus projetos nesta área não sejam tão conhecidos, o seu maior sucesso foi em 1978, com Future Boy Conan, uma adaptação de um conto para crianças.

Miyazaki tem um papel muito influente na criação dos seus filmes. Numa fase inicial, para além de escrever e dirigir os seus projetos, ele próprio revia cada frame dos seus filmes. No entanto, devido a problemas de saúde associados ao excesso de trabalho, essa tarefa passou a ser dividida entre os membros da Studio Ghibli. Apesar de a partir do filme Princesa Mononoke terem sido utilizadas imagens geradas em computador e de Miyazaki ter dito numa entrevista que tinha, por fim, compreendido o equilíbrio ente o trabalho feito à mão e o feito em computador, no filme Ponyo on a Cliff todas as animações foram de novo desenhadas à mão.

Hayao Miyazaki foi influenciado por diversos escritores ocidentais, como Ursula K. Le Guin (autora da série literária Earthsea), Lewins Carroll (autor de Alice no País das Maravilhas), Diana Wynne Jones (autora da obra Howl’s Moving Castle, da qual foi adaptado o filme de Miyazaki) e por Antoine de Saint-Exupéry (autor de O Principezinho). Miyazaki foi também responsável pela ilustração da versão japonesa dos seus dois livros, Night Flight e Wind, Sand and Stars.

Entre outros autores que influenciaram Miyazaki podem referir-se   Eleanor Farjeon, Rosemary Sutcliff e  Philippa Pearce. A história e a mitologia japonesa foram também fontes de inspiração para o autor.

Por sua vez, Miyazaki influenciou também diversos autores como, por exemplo, Pete Docter (que dirigiu filmes como Up e Monstros e Companhia), Glen Keane (animador da Disney em filmes como A Pequena Sereia, Aladino, A Bela e o Monstro) e Hironobu Sakaguchi (criador da série de jogos de fantasia, Final Fantasy). Um dos filhos de Miyazaki, Gorō, dedicou-se igualmente à carreira de animação, estando agora a produzir o seu terceiro anime juntamente com o pai.

Os trabalhos de Miyazaki são, no seu geral, populados por temáticas pacifistas, de proteção do meio ambiente e pela ausência de vilões. Miyazaki disse: The concept of portraying evil and then destroying it - I know this is considered mainstream, but I think it is rotten. This idea that whenever something evil happens someone particular can be blamed and punished for it, in life and in politics is hopeless. O autor preocupa-se também com a causa feminista pelo que os protagonistas dos seus filmes são, muitas vezes, personagens jovens do sexo feminino, determinadas e corajosas, que vão contra os estereótipos estabelecidos muito comuns nos filmes japoneses.

O trabalho de Hayao Miyazaki introduz uma nova forma de desenhos animados, embutidos dos melhores valores japoneses e, sem recorrer aos estereótipos do mau e do vilão ou das personagens de terror, tem conhecido uma excelente receção no ocidente.


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