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1718LCASJC03a

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Género de textoResumo/Abstract
ContextoLivre
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

O presente trabalho trata a seriedade do problema de plágio na Universidade de Coimbra. Através de um inquérito feito aos docentes e da análise do mesmo, foi possível verificar que o plágio é uma realidade comum no meio académico. Com base neste inquérito foram também identificadas as fontes de material plageado, assim como os principais indicios que despertam suspeitas de plágio.

Esta ideia fundamenta-se através das conclusões que o estudo exaustivo feito à volta do inquérito conseguiu determinar. Por intermédio de textos fornecidos por parte dos docentes, foi possível concluir que as fontes de material plageado mais utilizadas são manuais e teses, seguidas de Internet e, até, trabalhos de outros colegas. Este fenómeno evidencia-se quando os alunos mudam o estilo de escrita ao longo do texto, empregando termos e estruturas sintáticas diferentes. Muitas vezes os trabalhos contêm frases em brasileiro, erros de concordância e revelam semelhança aos de outros colegas, o que é motivo de alerta.

Conclui-se que combater o plágio na universidade é uma necessidade, que o mesmo, para além de ilegal, é moralmente incorreto. A eliminação deste problema pode ser facilitada com a contrução de um programa user-friendly, sendo este financeiramente acessível e deveras credível para detetar plágio.

Conceitos-chave: plágio, fontes, material plageado, user-friendly


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