Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1718LCFMJC22a

1718LCFMJC22a

Género de textoResumo/Abstract
ContextoLivre
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Plágio em meio académico é cada vez maior

Este trabalho pretende examinar um fenómeno em crescimento na Universidade de Coimbra. Com o intuito de confirmar as respostas dos docentes a um inquérito sobre o tema, foram estudadas várias fontes de material plagiado. A primeira foi identificada pelos professores após compararem um trabalho apresentado, com excertos de manuais e teses. O texto transladado da Internet representa a segunda fonte mais comum. Estaremos perante uma nova definição de roubo? 21 docentes reportaram não que os estudantes tinham copiado dos colegas sem os terem referenciado, como também que tinham encontrado fortes indícios de plágio: mudança evidente no estilo de escrita dentro da mesma composição e a grande diferença entre os termos usados. Identificaram-se ainda excertos de frases em brasileiro, transcritos da Net, com erros de concordância e expressões não habituais em Portugal. Outro indício muito comum é a apresentação de trabalhos semelhantes, por alunos diferentes. Para verificar os dados, analisaram-se textos fornecidos pelos lecionadores. Com diferentes evidências do crime em questão, é possível estabelecer critérios fiáveis para a criação de um programa de deteção de plágios user-friendly e de preço razoável, que será usado num pequeno departamento de uma instituição. É, no entanto, impossível apresentar um resultado genérico para as tabelas em anexo, que se torna difícil comparar tecnicamente textos de diferente extensão e com temas distintos. Em suma, é urgente o combate ao plágio no meio académico.

Conceitos-chave: Plágio; fonte; cópia; indício; meio académico


Download text