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1718LCVBJC55a

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Género de textoResumo/Abstract
ContextoLivre
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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Abstract

O presente trabalho pretende estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, para tal, procedeu-se à realização de um inquérito junto dos professores, onde foram identificadas as fontes mais comummente usadas pelos alunos plagiadores nos trabalhos e as técnicas que são empregues para a deteção desta prática.

Segundo os docentes inquiridos, a utilização de material copiado de livros e teses é a forma de plágio mais utilizada pelos alunos, seguida pelo uso de conteúdo copiado pela internet e pela cópia de trabalhos de outros alunos; Mas, assim como são várias as formas de plágio são também várias as técnicas que permitem identifica-lo: a mudança do estilo do discurso ao longo do texto, as frases com erros de concordância, o uso de expressões características do português do Brasil ou mesmo o facto de haver trabalhos demasiado semelhantes entre os alunos foram alguns dos indícios apresentados pelos docentes como sendo importantes para detetar um trabalho com conteúdo plagiado.

No entanto, perante a dificuldade de comparar vários textos, de grande extensão e que tratam diferentes temas seria importante desenvolver um programa informático, user friendly e de baixo custo, que pudesse ser utilizado, por exemplo, dentro de um dos departamentos da Universidade e que auxiliasse os docentes na análise dos trabalhos

Em suma, o uso do plágio é uma questão a ter em conta na Universidade de Coimbra, pelo que é fundamental criar mecanismos que ajudem a afastar essa prática do meio académico.

Palavras-chave: Plágio, inquérito, aluno, docente, trabalho, académico


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