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1819LCAALM11a

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Género de textoResumo/Abstract
ContextoLivre
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Este trabalho tem por objetivo estudar, através de um inquérito proposto aos docentes, o fator problemático que é o plágio no ensino universitário.

A maior denúncia dos professores incide sobre a extração de material a partir de manuais e teses, bem como de textos em plataformas online ou até realizados por colegas, algo incentivado pela carga de trabalho e dificuldade na realização das tarefas propostas.

 Outros exemplos de conteúdo plagiado, ou que suscitam suspeita do mesmo, é o uso de uma máscara sobre o material, como a alteração da linguagem e da sintaxe, a existência de frases redigidas em português do Brasil, expressões não existentes na nossa língua ou ainda a apresentação de trabalhos idênticos.

A recolha destes dados, fornecidos por textos cedidos pelos docentes, visa estabelecer critérios que permitam detetar construir um programa de deteção de plágio user friendly a um preço razoável e que seja possível empregar a uma pequena escala.

Em suma, apesar de não existirem resultados absolutos e de não ser possível a comparação de textos em temas heterogéneos, é urgente e necessário debater o plágio no meio académico, de forma a preservar os direitos autorais e auxiliar os estudantes nos seus obstáculos.


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