Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCAFLM414a

1617LCAFLM414a

Género de textoResposta de desenvolvimento
ContextoClausura
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O que entendemos por comunicar, ou a comunicação humana é algo bastante complexo que, primeiro pode ser analisado tendo em conta os meios, ou seja, a linguagem verbal, as línguas naturais que corresponde a uma pequena percentagem (7%); a linguagem não verbal, os gestos e adereços que usamos por exemplo, e que engloba as áreas de cinésica, de háptica e de proxémica e que, como tal corresponde a mais de metade da comunicação (55%); e ainda a linguagem paraverbal, ou seja gestos específicos, que corresponde aos restantes 38% da nossa comunicação. Em segundo, é também analisada em relação ao numero de participantes, podendo ser interpessoal, entre duas pessoas; de grupo, entre 3-10/15 pessoas; pública, de um para muitos; ou ainda de massas, com recurso a meios tecnológicos. Em relação ao envio intencional de uma mensagem, sabemos que não é necessário haver intensão para a mensagem ser interpretada, pois todas mensagens que emitimos, voluntarias ou involuntárias, são passivas de interpretação, para tal basta haver alguém para as interpretar. Desta maneira estamos a falar do modelo semiótico, [...] e o mais correto. Neste modelo tanto o emissor como o recetor são elementos/[...] participantes ativos da comunicação e a mensagem é vista como uma produção e não [...] apenas como um produto. Além da mensagem, o contexto também é crucial, seja social ou cultural. Neste modelo semiótico tudo é pertinente e por isso tudo é comunicação, [...] assim, toda a informação repetida é sempre importante. Em contraste, temos o modelo linear de transmissão, em que os participante não cooperam da mesma maneira, e a criação de sentido, não contempla que cheguem a um acordo mútuo, mas apenas em passar informação. Trata-se de um modelo processual e matemático, que pelos seus limites de simplicidade, multiplicidade e interpretação reduzida é considerado demasiado limitado para [...] abranger a complexidade da linguagem humana. Neste modelo, insuficiente para a comunicação, na lei da [...] redundância versus a lei da pertinencia, toda a informação repetida torna-se redundante e por isso irrelevante, enquanto que no modelo semiótico, a informação repetida não deixa de ser [...] pertinente e importante, para a comunicação. Segundo Marshall M. o meio é a mensagem, na medida em que o meio, a maneira como a mensagem é transmitida, [...] ou seja, os meios de comunicação modernos determinam a maneira como interpretamos a mensagem. Não exemplo melhor do que [...] as informações que vemos na televisão, ou o tipo de noticias e informações que os telejornais passam, e a maneira como o fazem, [...] onde conseguem manipular-nos e mostrar apenas o que querem, muitas vezes passando notícias ridiculas sobre o que é que alguém [...] famoso comeu, comprou, ou fez no dia anterior, e como senão bastasse ouvir uma vez, repetem 3 vezes, nas notícias da manhã, ao almoço, e ao jantar. Ainda mais ridiculo, e ofensivo mesmo para nós telespectadores, é o facto de essas mesmas notícias poderem ser encontradas on-line por exemplo no msn notícias.com entre outros e serem lidas em menos de 5 minutos, dada a sua [...] pouca ou nenhuma relevância para a nossa sociedade e situação não do país, como do mundo. Desta forma, [...] os meios de comunicação modernos tentam iludir-nos com notícias irrelevantes, e programas mais que degradantes para [...] o intelecto da nossa sociedade, como é o caso destes reality shows que apenas passam péssimos exemplos em todos os aspetos, mas infelizmente são assim os nossos canais públicos. Custa-me ver como é que [...] alguns jornalistas se deixam comprar a tal ponto. Na minha opinião aquilo que nos tentam mostrar como notícias não passam de mensagens divulgadas através de meios [...] televisivos comprados e que como tal não deveriam ser considerados como noticias pertinentes, mas como uma tentativa de lavagem cerebral que muito não conseguem evitar, como por exemplo os mais idosos. Os meios que passam [...] e transmitem a mensagem deviam ser mais legítimos na seleção da mensagem em si, porque nem todos gostamos [...] de ver o que nos é impingido. Custa-me [...] mas é triste não ouvir noticiário na minha lingua, [...] contudo é uma decisão que faz parte de cada um, temos de ser maduros para saber que por vezes [...] é necessário escolhermos outro meio para obtermos uma melhor e mais clara mensagem, sem ser aquela que nos é forçada todos os dias, nos nossos canais publicos. Considero a CNN ou a BBC news como bons meios alternativos.


Download text