Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCJPGEO386a

1617LCJPGEO386a

Género de textoResposta de desenvolvimento
ContextoClausura
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Como refere Hakansso, G. e Westander, J., no excerto apresentado e retirado da obra communication in Humans and other Animals, muitas opiniões acerca do que significa comunicar (), isto é, comunicar é algo comum a todos os seres vivos, humanos comunicam conforme aprenderam em pequenos, como também animais comunicam entre si, não podemos dizer que todos comunicamos de igual forma, porque existem várias e diferentes tipos de linguas, idiomas, culturas, religiões, no mundo, tudo isso conjugado, em certos aspetos diferencia o modo das pessoas se comunicarem.

O autor também refere de certa forma que a comunicação pode ser algo simples como algo mais complexo, com isto ele quer dizer que em certas ocasiões comunicar e tão simples como enviarmos uma mensagem com o telemóvel para alguém que a irá receber e interpretar, como em outras ocasiões cabe-nos a nos ser o recetor também de uma mensagem e interpreta-la. De uma mesma mensagem podem ser também tiradas diferentes interpretações.

Numa forma de comunicar mais complexa, cabe interpretar sinais, sentimentos, podemos dizer que se aplica um pouco a linguagem não verbal, onde a mensagem nem sempre é direta, nós é que temos de chegar até ela.

A comunicação é algo comum a todos, mas isso não quer dizer que todos comuniquem de igual forma. A comunicação é um processo complexo, trata-se e saber enviar e interpretar imagens, em crianças, aprendemos a falar, algo que faz parte da evolução natural da pessoa que a primitirá comunicar no mundo, mas também aprendemos a escrever, ler, algo que também faz parte da comunicação no geral, mas muito antes disso, nós comunicavamos com as pessoas, através do choro quando tinhamos fome ou estavamos doentes, com um sorriso quando estavamos bem, esse tipo de comunicação que é interpretado de igual modo aqui ou noutro país qualquer.

Para uma boa comunicação tem de existir sempre um contexto, contexto esse que integra a mensagem que transmitimos, que permitira ao recetor entender o seu significado.

Com isto, não acho que comunicar seja assim tão complexo como refere o autor, tudo depende é da forma como o fazemos.


Download text