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17PTGIVCLEP21

17PTGIVCLEP21

Género de textoResumo/Abstract
ContextoClausura
DisciplinaPortuguês IV
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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Resumo

A crise no ensino de língua português na Educação no geral, de acordo com os resultados das avaliações oficiais, prova que o desempenho dos alunos não tinha sido o esperado, nesta pesquisa procurou-se saber em que medida as reflexões propostas sobre ensino de língua por esses linguistas chegavam à sala de aula e em particular eram percebidas pelos alunos nas práticas pedagógicas que lhes eram propostas. Como é de saber participaram da pesquisa quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos de 7a e 8a classe. Também foras quatro turmas, os alunos foram ressaltados em manter seus nomes no anonimato de acordo com os objectivos da pesquisa. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionário, contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes, os questionários foram entregue aos participantes durante um espaço da aula que os professores reservaram para tal. Ao analisar os dados buscou-se, em primeiro lugar, ler todas as respostas dos alunos de cada professor para que se tivesse uma ideia geral do conteúdo das respostas dos participantes. Em seguida reuniu-se as respostas idênticas para se ter uma visão também quantitativa das respostas dos participantes . O foco foi a busca por respostas as seguintes questões. O que a professora está procurando ensinar na aula de português? O que ela está buscando ensinado se aproximava ou se afastava de que se ensina em aula de português tradicional…A partir da análise das respostas dos alunos e de seus professore como participantes da pesquisa e das observações de sala de aula, pode-se afirmar, após quatro décadas de estudo linguístico, a ideia de aula de língua portuguesa não era sinonimo de ensino exclusivo da linguagem, o que ficou evidenciado na concepção que os professore tem do próprio termo gramática ou norma culta as noções são confusas e misturadas. Nas últimas décadas, professores de português e linguística tem se ocupado com a crítica ao ensino tradicional, marcado pelo artificialismo, pela descontextualização, pela gramatiquice esses são visões apresentados pelos alguns autores em referência na pesquisa. Isto é, o primeiro prevê o estudo da gramática como o fim em sim mesmo e o segundo presta o culto aceitável de língua e não apenas uma.


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