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17PTGIVDMLM3

17PTGIVDMLM3

Género de textoResumo/Abstract
ContextoClausura
DisciplinaPortuguês IV
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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Resumo: A crise por que passa a educação no geral, e o ensino de língua portuguesa em particular, é um fato conhecido por todos. Segundo os autores (Periri, 2000; Bagno, 2007; Faraco, 2006; Brito, 1997; e outros), são alguns dos que tomam como importante o estudo sobre o ensino da língua portuguesa e da gramática. Esta pesquisa, tem como objectivo, verificar qual é a percepção dos alunos em relação as aulas de português, bem como ver o que seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre suas aulas em particular. O estudo tem como questões as seguintes: As aulas de português, após quase três décadas de pesquisas em linguística, ainda é sinónimo de ensino de gramática? e Os resultados da pesquisa linguística são percebidos pelos alunos? Para tal, participaram da pesquisa quatro (4) turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas, de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da e classes. Também foram ouvidos os professores dessas quatro turmas. Usamos testes de elicitação, os quais contendo 10 perguntas para serem respondidas pelos participantes, onde queríamos nos auxiliar a verificar a percepção acerca de língua portuguesa. Dos testes de elicitação submetidos, obtemos como resultado; a cerca das descrições como " a gramática, a escrita certa das palavras" e " o estudo das palavras, como são compostas e como são pronunciadas correctamente", apareceram nas respostas de 11 dentre 17 alunos da mesma turma, e quanto a questão sobre a importância das aulas de língua portuguesa para os alunos, dos 81 participantes, apenas 16 forneceram uma resposta afirmativa. Como conclusão, observamos que a aula de português não é sinónimo de aula de gramática e no entanto não podemos responsabilizar os professores por não colocarem em prática muito do que dizem, entretanto, a colaboração entre a academia e a escola é indispensável.

Palavras chaveː Ensino de português, Ensino de gramática, percepções


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