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17PTGIVDOEP66

17PTGIVDOEP66

Género de textoResumo/Abstract
ContextoClausura
DisciplinaPortuguês IV
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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ABSTRACT: Este estudo situa-se no contexto do ensino da gramática nas aulas de Português após 3 décadas de pesquisas em linguística. O seu objectivo é verificar a percepção que os alunos tem em relação às aulas de Português bem como o que seus professores pensam sobre o ensino de Português em geral e em particular partindo das seguintes perguntas: A aula de Português, após quase 3 décadas de pesquisas em linguística, ainda é sinonimo de ensino da gramática? Quais resultados das pesquisas em linguísticas são percebidos pelos alunos? Metodologicamente, participam desta pesquisa 73 alunos da 7a e 8a classe e seus respectivos professores. Os principais instrumentos de recolha de dados foram o questionário contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito em contexto de sala de aulas e a observação directa. Os resultados apontam que um pouco do que se pesquisa na área da linguística chega de forma fragmentada aos professores, apontam ainda para a existência de grande distanciamento daquilo que é a teoria e a prática, os alunos, apesar de não gostarem da aula de Português reconhecem que os valores que a língua portuguesa possui. Esses atestam também que quem não sabe português e ignorante, em relação a leitura o discurso de alunos e professores divergem sendo que os professores não tem dado espaço para que os alunos se desenvolvam ou interajam com o professor. Espera-se com este estudo contribuir para implementar em cursos de graduação e em discussões os professore em actitude e fazer uma aproximação da linguística à prática efectiva da sala de aula.


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