Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

17PTGIVFCTRAD42

17PTGIVFCTRAD42

Género de textoResumo/Abstract
ContextoClausura
DisciplinaPortuguês IV
ÁreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo: O presente artigo apresenta o estudo realizado acerca do ensino de língua portuguesa nas escolas públicas no Brasil, tendo como foco a gramática (possenti, 1996; Brito, 1997; Faraco, 2006, Antunes, 2007; Bagno, 2007 etc.) que tinha como finalidade verificar a percepção das aulas de língua portuguesa assim como a coerência existente entre o discurso dos professores e a práctica de sala de aulas, tendo como base as seguintes questões: Qual é a percepção dos alunos em relação às aulas de português e se a aula de português ainda é sinónimo de ensino de gramática após quase três décadas de pesquisa. Para a realização deste estudo participaram da pesquisa 4 turmas de língua portuguesa de várias escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da e classes no contexto de sala de aulas tendo se fornecido questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelas participantes tendo sido inclusos os respectivos professores, tendo se chegado a conclusão de que a ideia de aula de língua portuguesa não era sinónima de ensino exclusivo de gramática e foi também identificado uma distância entre o dizer e o fazer e por fim do ponto de vista as aulas de português não podem se limitar a exercícios envolvendo as regras da gramática normativa.

Palavras-chave: Gramática normativa; Percepção dos alunos: Percepção dos professores: leitura e escrita.


Download text