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17PTGIVLMLM34

17PTGIVLMLM34

Género de textoResumo/Abstract
ContextoClausura
DisciplinaPortuguês IV
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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A aula de português apos décadas ainda é sinonimo de ensino da gramática?

Resumo: O presente trabalho ou artigo se propõe a verificar se o conhecimento produzido pela pesquisa linguística chega as salas de aulas e como é percebido pelos alunos juntos dos seus professores. Nas últimas décadas tem se discutido e tem se publicado sobre o ensino da gramática nas aulas de língua portuguesa, mas, o resultado dos estudos feitos na academia parecem não chegar as escola e salas de aulas. A análise revela que os avanços teóricos não são percebidos pelos alunos e os professores, por sua vez, não incluem este conhecimento em prática nas salas de aulas. E estes pautam pela repetição do mesmo ensino a que sempre estiveram habituados. O presente artigo surge a partir de uma pesquisa que teve como metodologia, a pesquisa de campo tendo participado da mesma 4 (quatro) turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de porto alegre, totalizando 73 alunos da 7a e 8a classes. Também foram ouvidos os professores destas mesmas turmas, tendo se aplicado os questionários contendo 10 perguntas a serem respondidas por escrito. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de se buscar meios para que o conhecimento académico que propõe alternativas para o ensino de português possa ser usado para a construção conjunta de novas práticas em sala de aulas. E por fim tecemos algumas observações sobre o estudo.

Palavras-chave: ensino da gramática, ensino de português, prática em salas de aulas, importância da língua portuguesa, importância do conhecimento da gramática.


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