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17PTGIVRMEP32

17PTGIVRMEP32

Género de textoResumo/Abstract
ContextoClausura
DisciplinaPortuguês IV
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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Resumo

Este artigo tem como finalidade verificar a percepção dos alunos em relação as aulas de Português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre suas aulas em particular. Como maneira de obter respostas as inquietações da pesquisa, o trabalho em causa debruçou-se na aplicação de questionários, contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes, onde elaborou-se questionário dirigido aos alunos, com o objectivo de nos auxiliar a verificar sua percepção acerca das aulas de língua portuguesa e outro elaborado para os professores que tinha como objectivo aferir se eles tiveram acesso as ideias e noções produzidas pela linguística dos últimos anos a qual se opõe ao ensino engessado e centralizado na gramática normativa.

Questões como: A aula de português, após quase três décadas de pesquisas em linguística, ainda é sinónimo de ensino de gramática? Os resultados da pesquisa linguística são percebidos pelos alunos? Cingiram após muito estudo feito na base de leitura de algumas obras de Brito (1997); Antunes (2007) que acreditam que, infelizmente, os avanços dos estudos linguísticos não tem chegado ao grande público e segundo o mesmo autor, o estudo da língua tem repercutido de forma negativa nas pessoas, no que diz respeito as perspectivas com que se vêem a linguagem.


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