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17PTGIVTRADJM38

17PTGIVTRADJM38

Género de textoResumo/Abstract
ContextoClausura
DisciplinaPortuguês IV
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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Resumo

O presente estudo tem como objectivo analisar o acesso às pesquisas linguísticas pelas escolas e se os alunos e professores realmente percebem estas pesquisas. No âmbito do estudo da gramática foram realizadas várias pesquisas, mas as escolas parecem não ter acesso à tais estudos realizados. Para o efeito, participaram desta pesquisa quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da e classes, incluindo os respectivos professores. Os participantes forma submetidos um questionário contendo 10 perguntas, tais questionários foram entregues aos participantes durante um espaço de aula reservado pelos professores, para que não influenciassimos as respostas dos participantes, o questionário não apresentava alternativas. A quando da análise de dados, descobriu-se que os alunos tem enormes dificuldades na pecepção da gramática e da linguística, e os professores pouco fazem para mudar esta situação, restrigindo-se aos mesmos métodos de ensino, no caso de mudança de estratégia de ensino, os professores recorrem à debates de temas impertinentes, sem preparação adequada e sem fundamentos. Concluiu-se com este estudo que um pouco do que se pesquisa na academia chega aos professores embora fragmentado. O presente estudo também a necessidade de criação de novas estratégias e ferramentas de ensino para serem implementadas nas escolas, para que o ensino da gramática e do português melhore.

Palavras-chave: Ensino da gramática, ensino do Português


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