Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617CTJFEI748a

1617CTJFEI748a

Género de textoEnsaio
ContextoLivre
DisciplinaComunicação Técnica
ÁreaCiências

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Um bom profissional deve guiar-se pela ética na tomada das suas decisões, no decorrer da sua vida profissional. Não por ser uma lei obrigatória a respeitar, mas por ser um conjunto de comportamentos e normas que devemos ter em conta para uma boa inserção na sociedade e no mercado de trabalho. Desta forma, a ética é um conjunto de princípios que o profissional segue na sua vida. O profissional deve tomar comportamentos éticos de forma a agir devidamente e segundo os valores da sociedade em que está inserido. Os comportamentos de cada um devem ser de acordo com a ética, para tomar boas decisões e não prejudicar o próximo.

Nesta tarefa, é apresentado um problema com os direitos de autor. Um engenheiro aproveitou excertos do código de uma outra pessoa, de modo a resolver parcialmente um problema no seu código. De acordo com o artigo 144 número 2 segundo o estatuto da ordem dos engenheiros O engenheiro apenas deve reivindicar o direito de autor quando a originalidade e a importância relativas da sua contribuição o justifiquem. Assim nesta situação, o engenheiro em causa deve em primeiro lugar tentar contactar com o autor do excerto. Com a finalidade de autorizar ou não o seu código. Caso isso não aconteça não pode reivindicar os direitos de autor. Se não for possível contactar ou caso não consiga identificar o autor, o engenheiro pode reivindicar os direitos de autor se o excerto de código de autoria de outro autor for devidamente citado e se a importância dada a esse excerto não for demasiada para o projeto total. Nesta sequência, o engenheiro tem de refletir sobre a importância relativa do excerto no projeto total e verificar se o excerto da outra pessoa não contribui demasiado para a solução final do projeto.

Em conclusão, posso referir que os bons profissionais devem sempre reger-se pela ética e pelo bom senso para tomar decisões, garantindo que agem com honestidade e responsabilidade, não prejudicando o trabalho dos colegas.

 


Download text