A preparação de futuros Jornalistas
Esta tese apresenta uma análise ao jornalismo, dada a sua condição atual. São abordadas propostas para a dinamização e a integração em termos profissionais para as novas gerações em contextos mediados pelas novas tecnologias. Para tal seguiu-se uma metodologia de investigação-ação em três ciclos sucessivamente alicerçados.
A plataforma moodle, destacou-se na parte da publicação e interação coletiva da equipa, livre de impedimentos espaciais ou temporais. Posteriormente foi testada a mesma estratégia pedagógica, na plataforma Dolphin, visando o potencial do desenvolvimento de uma comunidade, o que tanto possibilitou aos alunos um maior contato às futuras atividades profissionais como uma maior perceção das vantagens da Internet na promoção de conteúdos, apenas falhando na sua divulgação externa. Num terceiro ciclo, testou-se o impacto das redes sociais (blogue-facebook), numa tentativa – bem sucedida - de alcançar um maior número de indivíduos.
Em suma, os estudantes puderam consciencializar-se sobre o percurso até à profissão, o que defende o argumento central desta tese.