Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617CTLCEI1032b

1617CTLCEI1032b

Género de textoResumo/Abstract
ContextoLivre
DisciplinaComunicação Técnica
ÁreaCiências

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

           Esta tese tem como objetivo utilizar novas tecnologias para melhorar a formação superior de jornalismo, baseadas em contextos sociais de aprendizagem, numa profissão cada vez mais frágil e precária.

           Na investigação foram estudadas diferentes estratégias pedagógicas: a plataforma Moodle, onde se verificou a clara vantagem de uma avaliação entre pares e a discussão temática sem os constrangimentos da sala de aula; a plataforma Dolphin, em que os alunos relataram uma melhor expectativa para um futuro profissional, através da exposição de trabalhos. No entanto, esta comunidade falhou devido à falta de atrativos externos e da conclusão das atividades curriculares formais. Estes problemas foram resolvidos com um blogue de tipo portefólio e um grupo no Facebook, descrito pelos alunos como um contexto de simulação profissional.

          Concluiu-se que estas estratégias, nas dimensões de exposição e participação, resultaram em sinergias, observadas através da experiência dos alunos na consciencialização do seu percurso até à profissão.


Download text