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Género de texto | Resumo/Abstract |
Contexto | Livre |
Disciplina | Comunicação Técnica |
Área | Ciências |
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A educação superior para o jornalismo, recente na sociedade portuguesa, teve de enquadrar as suas práticas perante as questões de sustentabilidade, função e direcionamento social que aumentaram a precariedade e fragilidade da profissão. Esta tese aborda a educação da nova geração de jornalistas através de experiências em contextos sociais de aprendizagem inovadora com novas tecnologias. A abordagem metodológica de investigação-ação foi desenvolvida nos três ciclos seguintes: Moodle que amplificou o contexto de aprendizagem; Dolphin que aproximou a experiência ao futuro profissional e cuja exposição de trabalhos permitiu a promoção pessoal, mas que não atraiu a exposição externa e a conclusão das atividades curriculares formais e o Facebook que simulou a esfera profissional com a exposição externa permitida no ciberespaço. Esta estratégia pedagógica apoiada na participação e exposição resultou em sinergias segundo a reflexão dos alunos sobre a competência prática em jornalismo e a consciencialização sobre um percurso até à profissão.
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