Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617CTMCEI794b

1617CTMCEI794b

Género de textoDescrição
ContextoLivre
DisciplinaComunicação Técnica
ÁreaCiências

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

         O telecomando é um dispositivo eletrónico que visa controlar remotamente um sistema.

         Em 1950, surgiu o primeiro controlo remoto que necessitava de ser conectado por um fio à televisão. Anos mais tarde surgiram os primeiros controlos remotos sem fio passando a comunicar através de outros meios, nomeadamente, ultrassom, ondas rádio, infravermelhos, bluetooth e, atualmente, até via internet. O número de sistemas que podem ser acionados através destes pequenos, mas, tecnologicamente, muito interessantes dispositivos é bastante elevado. Podem considerar-se os seguintes exemplos de dispositivos controlados remotamente: televisões, portões, aparelhos de ar condicionado e aparelhagens.

         Particularizando, o telecomando da televisão é, talvez, um dos controlos remotos com maior número de utilizadores. O seu formato retangular possui dimensões passíveis de caber numa mão e ser facilmente manuseado sem que haja grande esforço. O telecomando é constituído por botões que são pressionados de modo a alterar o estado da televisão. O botão com o símbolo on/off encontra-se, normalmente, na parte superior do comando e permite ligar ou desligar a televisão. Através dos botões numéricos, semelhantes aos do teclado de um telemóvel, poder-se-á, entre outras coisas, alterar o canal televisivo. Esta tarefa poderá, no entanto, ser realizada pressionando outras duas teclas existentes para aumentar ou diminuir o número do canal. ainda teclas associadas ao som do sistema, para aumentar ou diminuir o volume ou mesmo desligar o som na totalidade. As teclas e funcionalidades descritas são as principais funções que os utilizadores do telecomando querem ver executadas na sua televisão sem que isso exija muito esforço.

        Com o avanço da tecnologia, no ramo dos aparelhos televisivos e com os serviços que as operadoras têm para oferecer aos seus clientes, os comandos sofreram também alterações com o objetivo de se adaptarem a esta evolução e responderem, assim, aos novos serviços de que se pode usufruir.


Download text