Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617CTMMEI1037a

1617CTMMEI1037a

Género de textoResumo/Abstract
ContextoClausura
DisciplinaComunicação Técnica
ÁreaCiências

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Em Portugal o ensino superior de jornalismo é recente. O jornalismo tem um campo de investigação significativo, porém luta com a precaridade profissional. Urge-se, então, criar oportunidades de futuro profissional que correspondam às expetativas. Esta tese define novas linhas orientadoras na formação de jornalistas tendo em conta as exigências sociais e as novas tecnologias: baseia-se em simulações de aprendizagem orientadas para a vida profissional. Depois de focar várias abordagens teóricas sobre a atividade humana, desenvolve três etapas de investigação: recurso às plataformas Moodle e de gestão de comunidades Dolphin, construção de um blogue interativo com um grupo do Facebook. Os resultados obtidos permitem afirmar que os processos seguidos melhoram a aprendizagem, preparam para a atividade jornalística e que o uso da Internet facilita a promoção pessoal e profissional. Confirma-se, a tese de que é adequada a aprendizagem que estimule a prática jornalística e a mentalização individual que ela exige.


Download text