A tese aborda como educar os novos jornalistas através de experiências de aprendizagem inovadoras utilizando as novas tecnologias. Assim, seguiu-se uma abordagem em três ciclos:
Inicialmente, recorreu-se à plataforma Moodle. Nesta houve uma amplificação de contexto de aprendizagem proveniente de projeto de publicação, avaliação entre pares e discussão.
Seguidamente, foi utilizada a plataforma Dolphin na qual se verificou a aproximação da experiência às expectativas de um futuro profissional e as vantagens da internet para a exposição de trabalhos jornalísticos.
No terceiro ciclo, testou-se uma combinação entre blogue de tipo portefólio coletivo e grupo aberto no facebook, a qual foi descrita como um contexto de simulação profissional associado a sentimentos impulsionados pela rede social.
Os resultados observados mostram como uma estratégia pedagógica, apoiada na relação dinâmica no sector da atividade, resultou em sinergias manifestadas pelos alunos, sobre a experiência de aprendizagem, que se situam no âmbito da competência prática em jornalismo.