Título: A Educação De Uma Nova Geração De Jornalistas: Do Moodle Ao Facebook
O jornalismo, apesar de ter muitas oportunidades de investigação, tem perdido a sua veracidade. Pelo que foi obrigado a adaptar novas praticas para se tornar mais credível.
Esta tese pretende avaliar os benefícios da participação dos alunos em plataformas virtuais. Foi feito o estudo de três plataformas diferentes: 1ª) Moodle: onde foi observado a ampliação da produtividade sem constrangimentos. 2ª) Dolphin: onde se observou a contribuição da internet para a aproximação da experiencial à expectativa profissional devido à maior exposição de trabalhos. No entanto, com perda de transparência pessoal. 3ª) Blogues e Facebook: permitiu uma ajuda importante pois é mais acessível e sem custos graças ao encontro dos alunos com a profissão.
Assim, concluímos que o Jornalismo necessita de uma relação dinâmica e interdependente, apoiada nestas plataformas, entre a participação e exposição dos alunos sobre a experiência de aprendizagem para melhor situar as suas competências praticas com realidade do jornalismo.