Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCPSJC401a

1617LCPSJC401a

Género de textoResposta de desenvolvimento
ContextoClausura
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A comunicação foi, desde sempre, um conceito fácil de identificar mas muito difícil de definir. Consequentemente, vários modelos foram criados para tentar explicar o processo comunicativo.

No excerto de Hakansson e Westander, quando se fala em envio intencional de uma mensagem a um recetor fala-se no modelo linear criado por Shannon e Weaver. É Fiske (1993) quem aborda de maneira mais detalhada o próprio modelo linear, demonstrando [...] o seu funcionamento e os seus problemas. Segundo Fiske, no modelo linear existe um emissor que escolhe uma determinada mensagem a enviar. Essa mensagem é então processada pelo transmissor que descodifica a mensagem e a transforma em sinal; esse sinal é enviado pelo canal até que seja recebido pelo recetor. Fiske [...] aponta que [...] o principal objetivo do modelo é a transmissão correta da mensagem, e não o seu conteúdo nem a reação do recetor a esse mesmo conteúdo. Shannon e Weaver preocupavam-se mais com a resolução do próprio processo de envio da mensagem do que no conteúdo. Aplicaram, então, o conceito de ruído que, segundo Fiske, é toda a interferência não pretendida pelo emissor. O conceito de feedback (reação do recetor à mensagem e ao seu conteúdo) também não é explícito no modelo de Shannon e Weaver.

Voltando, então, ao excerto de Hakansson e Westander, verifica-se que existe também a noção que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. Este excerto faz referência ao modelo semiótico, explicado por Joana [...] Santos (2011) como sendo um modelo que insere o feedback no processo e se preocupa mais com o conteúdo da mensagem e com a interação entre emissor e recetor, que abandonam esses rasgos e passam a ser considerados de interlocutores. Segundo J. Santos, a comunicação deve ter por base a interação e desenvolvimento de ideias diferentes, que devem ser partilhadas entre os interlocutores. Ao invés do mundo linear explicado por Fiske, J. Santos mostra que o modelo baseado na semiótica se [...] preocupa mais com a partilha de informação entre determinados indivíduos denominados [...] interlocutores. Quanto mais uma determinada mensagem for partilhada, mais ela é apreendida e, por isso, com mais sucesso a mesma se comunica. [...]

O contexto referido no excerto está também presente, pois a comunicação e a sociedade [...] comunicativa variam consoante a cultura onde um indivíduo se insere.

Na minha opinião, a [...] frase final do excerto de Hakansson e Westander sintetiza, de forma correta e completa, uma definição aceitável de comunicação: A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto.


Download text