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1617LCPSJC401b

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Género de textoResposta de desenvolvimento
ContextoClausura
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Segundo o excerto retirado de Pinker (1995), A linguagem não é um artefacto cultural que aprendemos como aprenderíamos a dizer as horas (). É antes uma peça muito específica da constituição biológica do nosso [...] cérebro. A linguagem confere, de facto, certas características que tornam possível a associação do termo inatismo com a própria definição de linguagem. Segundo Pinker, [a linguagem] é uma competência complexa e especializada, que se desenvolve espontaneamente na criança, sem esforço consciente nem instrução formal. Pinker acaba por definir, na verdade, o conceito de inativismo associado à linguagem humana. É, de facto, uma perpetiva bastante possível: considere-se todo [...] o vocabulário apreendido por um determinado indivíduo, na sua idade adulta. É impossível que esse mesmo indivíduo tenha aprendido todas as palavras que sabe quando era criança. Essas palavras e essa linguagem surgem sem que essa criança tenha consciência da sua lógica, conferindo assim uma natureza inata à apreensão da linguagem.

[...] Essa natureza inata confere também um caráter universal à linguagem e [...] e perspetiva apreensão. Segundo Pinker, [...] a linguagem é qualitativamente idêntica em todos os seres humanos, pois mesmo apesar da diversidade de idiomas e línguas diferentes, toda a linguagem é apreendida pelo ser humano de forma semelhante.

No final do excerto, Pinker explicita que a linguagem difere de outras características do ser humano: é claramente distinta de capacidades mais gerais como o processamento da [...] informação ou comportamentos inteligentes.

De facto, a linguagem tem todo um processo que torna possível ao ser humano ser um ser dotado de capacidades comunicativas.

A linguagem não é um artefacto cultural que aprendemos a dizer as horas, porque a linguagem é muito mais relevante e complexa que apenas um ato de aprendizagem. Pinker afirma que é antes uma peça muito específica da constituição biológica do nosso cérebro. É uma competência complexa e especializada, competência essa que acaba por contribuir para o conceito de ser humano como único ser capaz de comunicar entre si através da linguagem.


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