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1819LCMRPTG39a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoPortuguês
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

No presente trabalho, pretende-se analisar a prática do plágio no ensino universitário. Baseando-se na experiência de professores da Universidade de Coimbra, o estudo mostra que a ação de plagiar trabalhos anteriores copiando grandes trechos de manuais, teses e outros textos encontrados na internet é extremamente comum. 

Três questões são apontadas pelos docentes como os mais comuns indícios de plágio: a mudança no estilo da escrita dentro de um mesmo texto, seja no campo sintático, seja no léxico; o uso, por alunos portugueses, da variedade brasileira da língua, com expressões pouco comuns na variedade lusa; e a grande semelhança por vezes encontrada entre trabalhos diferentes. 

A partir dessas informações e visando combater o fenômeno do plágio no meio acadêmico, este trabalho propõe a organização de critérios que identifiquem tal prática, possibilitando o desenvolvimento de um programa capaz de detectá-la rapidamente. No entanto, a variada natureza dos textos analisados e a grande variação na extensão desses vêm dificultando o estabelecimento de tais critérios. 

Palavras-chave: plágio, indícios, combate.


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