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Resumo
São várias as pesquisas que vem sendo feitas com o objectivo de perceber os problemas no ensino da língua portuguesa. Vários autores defendem que as aulas de português não devem estar centradas somente no ensino da gramática. Este estudo tem como objectivo verificar a percepção dos alunos em relação as aulas de português, assim como o que os professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre as aulas de português em particular. A pergunta que desencadeou este estudo é: A aula de português, após quase 3 décadas de pesquisa em linguística ainda e sinónimo de ensino da gramática? Participaram neste estudo um total de 73 alunos de 7ª e 8ª classes de quatro turmas da língua portuguesa e os professores que leccionavam nessas turmas. Foi aplicado um questionário contendo 10 perguntas para cada uma das partes envolvidas. Verificadas as respostas dos alunos percebemos que os alunos não vem nenhuma importância da disciplina de português. Verificamos que as aulas de português não se limitam somente no ensino da gramática e também ainda não é o espaço de aprendizagem da língua portuguesa. Contudo é necessário que se criem mecanismo para que as aulas de português sejam preenchidas também com leitura e trabalhos que exijam a leitura de textos.
Palavras chave: ensino da gramática; aula de português; língua portuguesa.