Resumo – O presente artigo aborda sobre o ensino tradicional da língua portuguesa nas aulas de português, centrado apenas na gramática. Este artigo tem como foco, apresentar novos mecanismos do ensino da língua portuguesa que não circunscreve-se apenas no uso da gramática como instrumento único para a aprendizagem da língua portuguesa. No entanto, a pergunta de partida levantada neste artigo é a seguinte: a ideia de aula de língua portuguesa é sinónimo de ensino exclusivo da gramática? Para dar uma resposta concisa, trabalhou-se com quatro turmas de escolas diferentes das 7ª e 8ª classes, totalizando 73 alunos. Também, trabalhou-se com os professores dessas quatro turmas, elaborando um questionário com dez perguntas de desenvolvimento, onde os alunos irão aferir se tiveram acesso às ideias e noções produzidas pela pesquisa. Após o levantamento dos dados dos alunos e professores, constatou-se que para os professores, o ensino da gramática é normativo e crucial, mas para os alunos, o ensino da mesma nas aulas de português é desnecessário, mesmo tendo a noção da importância da língua portuguesa. Deste modo, concluiu-se que a aula de português já não é sinónimo de aula de gramática e também não é um aspecto a ser levado em consideração por parte dos alunos.
Palavras-chave: língua portuguesa, ensino da gramática, linguística, aplicação de questionários