Resumo
O estudo apresentada neste artigo, busca compreender os motivos que os alunos apresentam “mau desempenho a nível linguístico” nas salas de aulas. Como os professores reagem a essas situações. Verificar qual é a percepção dos alunos nas aulas de Português e saber também se os resultados de pesquisa linguística são percebidos pelos alunos.
Comprovou-se que há falta de um material importantíssimos no seio das aulas “ a gramática”. Tem-se, pois, substituído esse material primário por outros materiais secundários como apoio. O resultado disso são os textos mal escritos, tropeços na língua baixo rendimento escolar do aluno. Estudos feitos por autores com Fulano Desconhecido (2007), mostram que os professores não procuram aperfeiçoar o seu conhecimento justamente por causa do custo de vida e baixo rendimento escolar.
Em resultados adquiridos de um lado os alunos reconhecem a necessidade de usufruir desse conhecimento gramatical e a sua situação “…português é bem difícil…tem que aproveitar…” e doutro lado dão justificativas já mencionadas antes por outros autores.