Neste artigo trata-se do problema na educação, principalmente no ensino da língua portuguesa em geral. O fraco desempenho dos alunos, o não cumprimento integral às normas padronizadas, de acordo com (Geraldi 1984) o ensino da língua portuguesa não pode centrar-se na gramática como se fosse baseado só no estudo da gramática deve basear-se também na interpretação dos textos, segundo (Faraco 2006 p 11) a questão da língua terá de ser percebida também em sua dimensão histórica e ainda questiona se se deve ensinar a gramática ou não. Neste trabalho pretende-se fazer uma construção fictícia da língua promovendo um entendimento entre os falantes e uma competência linguística generalizada, foi por meio de questionários com 10 (dez) perguntas dirigidas aos alunos e mais outras 10 (dez) para os professores. O aluno não é levado a perceber a importância e o valor dos usos da linguagem, que são determinados pelo tempo e espaço de acordo com a demanda social constata-se que é pela ineficiência na transmissão das regras da gramática normativa.
Palavras-chave: Incompetência linguística, desvio das normas padronizadas e a ideia da construção fictícia de uma outra língua.