17PTGIVMMLM11517PTGIVMMLM115
Text genre | Resumo/Abstract |
Task setting | Clausura |
Subject | Português IV |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
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Resumo
O presente estudo fala da crise que passa a educação no geral, e o ensino de língua portuguesa em particular. A escola é um lugar onde os valores sociais atribuidas a cada variante linguística podem ser discutidas, é na sala de aula que a atenção do aluno deve ser chamada para o facto de que a opção por uma outra forma sempre tem o preço, em função do estigma que pesa sobre determinados usos da língua. Luiz Amaral e Nóris Duarte (2007) discutem a dificuldade encontrada pelos alunos dos cursos de letras acerca do uso e do conhecimento da gramática nas escolas e criticam o ensino da gramática tradicional. Esse estudo tem como objectivo verificar que qual é a percepção dos alunos em relação às aulas de português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre as aulas em particular. No entanto, resolvemos revisitar o tema sob outras perspectivas, desta vez ouvindo o que alunos e os seus professores que estão há mais tempo em sala de aula têm a dizer, pois participaram deste estudo quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da 7 classe e 8 classes e também foram ouvidos os professores dessas quatro turmas. Como resultados, temos um ensino ainda centrado no certo e errado, com alunos insatisfeitos com as aulas de português, apresentando um desempenho insuficiente nas habilidades que deveriam ser de facto desenvolvidas na aula de português : ler e compreender, bem como escrever textos.
Palavras - chave:
Escola, Alunos, Ensino de português, Ensino da gramática tradicional, Professores da língua portuguesa.
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