17PTGIVMMLM115

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Text genreResumo/Abstract
Task settingClausura
SubjectPortuguês IV
AreaCiências Sociais e Humanas

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Resumo 

O presente estudo fala da crise  que passa a educação no geral, e o ensino de língua  portuguesa  em particular. A escola é um lugar  onde os valores  sociais atribuidas a cada variante linguística  podem ser discutidas, é na sala de aula que a atenção  do aluno deve ser chamada para o facto de que a opção por uma outra  forma sempre tem o preço, em função do estigma que pesa sobre determinados usos da língua. Luiz Amaral  e Nóris Duarte  (2007) discutem a dificuldade encontrada pelos alunos dos cursos de letras acerca do uso e do conhecimento da gramática nas escolas e criticam o ensino da gramática tradicional. Esse estudo tem como objectivo verificar que qual é a percepção  dos alunos  em relação às aulas de português,  bem como ver o que os seus professores  pensam sobre o ensino  de português  em geral e sobre as aulas em particular.  No entanto, resolvemos revisitar o tema sob outras perspectivas,  desta vez ouvindo o que alunos e os seus professores que estão   mais tempo em sala de aula têm a dizer, pois participaram deste estudo quatro turmas de língua portuguesa de diferentes  escolas públicas de Porto Alegre, totalizando  73 alunos  da 7 classe  e 8 classes e também  foram ouvidos os professores  dessas quatro turmas. Como resultados, temos um ensino  ainda centrado  no certo e errado, com alunos  insatisfeitos com as aulas de português,  apresentando um desempenho insuficiente  nas habilidades  que deveriam ser de facto desenvolvidas na aula de português : ler e compreender,  bem como escrever textos. 

Palavras - chave: Escola, Alunos, Ensino de português,  Ensino da gramática  tradicional, Professores da língua portuguesa. 


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