17PTGIVCCTRAD108

17PTGIVCCTRAD108

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLNM
GenderM
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseTradução
SubjectPortuguês IV
School year2017
Collection
CountryMoçambique

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo O presente artigo aborda sobre o ensino tradicional da língua portuguesa nas aulas de português, centrado apenas na gramática. Este artigo tem como foco, apresentar novos mecanismos do ensino da língua portuguesa que não circunscreve-se apenas no uso da gramática como instrumento único para a aprendizagem da língua portuguesa. No entanto, a pergunta de partida levantada neste artigo é a seguinte: a ideia de aula de língua portuguesa é sinónimo de ensino exclusivo da gramática? Para dar uma resposta concisa, trabalhou-se com quatro turmas de escolas diferentes das e classes, totalizando 73 alunos. Também, trabalhou-se com os professores dessas quatro turmas, elaborando um questionário com dez perguntas de desenvolvimento, onde os alunos irão aferir se tiveram acesso às ideias e noções produzidas pela pesquisa. Após o levantamento dos dados dos alunos e professores, constatou-se que para os professores, o ensino da gramática é normativo e crucial, mas para os alunos, o ensino da mesma nas aulas de português é desnecessário, mesmo tendo a noção da importância da língua portuguesa. Deste modo, concluiu-se que a aula de português não é sinónimo de aula de gramática e também não é um aspecto a ser levado em consideração por parte dos alunos.

Palavras-chave: língua portuguesa, ensino da gramática, linguística, aplicação de questionários


Download text