17PTGIVHNTRAD85

17PTGIVHNTRAD85

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseTradução
SubjectPortuguês IV
School year2017
Collection
CountryMoçambique

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo

Muitos educadores e estudiosos da linguagem concordam com a ideia de que as aulas de Português não devem se centrar no ensino da gramática. Alguns destes fazem pesquisas relacionadas a esta ideia, os resultados destas chegam às escolas através dos professores, mas, de forma fragmentada e com aparente descrédito. O presente artigo tem como foco verificar qual é a percepção dos alunos em relação as aulas de Português, e também ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de Português em geral e sobre as suas aulas em particular. Esta pesquisa preocupa-se em procurar saber se após quase três décadas de pesquisas em linguística, a aula de Português ainda é sinónimo de ensino de gramática e se os seus resultados são percebidos pelos alunos. Os dados para a análise das percepções foram obtidas num contexto de aulas tendo sido feitos questionários aos alunos de quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas e também foram ouvidos os professores das respectivas turmas. Após a análise dos dados foi possível verificar que os alunos não vem a aula de Português com muita importância e que uma ineficácia no que os professores ensinam. Não coerência entre o que os professores dizem ser importante e o que efectivamente fazem na sala de aula. também um descompasso evidentes entre a teoria e prática. Por fim, após a pesquisa, respondendo a questão que complementa a inquietação primeira, a aula de Português não é sinónimo de ensino de gramática, mas ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem reflexão sobre ela.

Palavras-chave: ensino de gramática, percepções.


Download text