17PTGIVJFTRAD50

17PTGIVJFTRAD50

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLNM
GenderM
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseTradução
SubjectPortuguês IV
School year2017
Collection
CountryMoçambique

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo

O artigo em estudo visa abordar certas perspectivas sobre percepção de alunos e professores no que tange as aulas de português. Relativamente à pergunta de pesquisa apresenta duas, sendo a primeira: A aula de português, após quase três décadas de pesquisas em linguística, ainda é sinônimo de ensino de gramática? E a segunda: Os resultados da pesquisa são percebidos pelos alunos? Para tal participaram da pesquisa quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos de e séries, nesse contexto a metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes. Não foram apresentadas alternativas para não restringir nem direcionar respostas. Enfim, os resultados mostraram que a aula de português não é sinônimo de aula de gramática, mas também, ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre ela. E mostrou também que as aulas de português não se podem limitar em exercícios sobre gramática normativa, portanto deve haver literatura especializada e meios para tal, pois não é por falta de interesse que os alunos não leêm.


Download text