17PTGIVPFL5

17PTGIVPFL5

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLNM
GenderF
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLinguística
SubjectPortuguês IV
School year2017
Collection
CountryMoçambique

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo: O estudo da gramática se apresenta como um modo de se reflectir sobre a estrutura e o funcionamento da língua Este artigo tem como objectivo compreender o nível de percepção da língua mediante os alunos e professores. No acto da colecta de dados recorreu-se aos alunos de quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas do porto alegre, totalizando 73 alunos de 7a e 8a classes, por meio de testes de eliciação que envolveu a aplicação de questionários, também foram ouvidos professores destas turmas por meio de questionários que envolveu perguntas. Partindo da seguinte questão desse estudo: De que forma os alunos e professores percebem a língua portuguesa no contexto de ensino e aprendizagem? O ensino da gramática não pode ser visto como um facto de extrema confusão, no sentido pejorativo diante os alunos, pessoas comuns, é necessário que se olhe como um instrumento linguístico portador de comunicação, interacção que ajuda não a se aprender a elaborar textos de qualidade mas também de obter conhecimentos de mecanismos de linguagem. Com a alusão deste estudo, procura-se obter respostas qual é o comportamento e o tratamento dos ensinamentos dados pelos professores aos alunos como elas recebem, a sua concepção a questões atinentes a algumas regras gramaticais. Também a percepção da gramatica não se torna confusa diante dos alunos afecta os professores, consideram-se que o ensino da gramatica comparando aos anos anteriores não é a mesma.

Palavras-chave: Ensino da gramática, Português, norma padrão.


Download text