17PTGIVANL71

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Text genreResumo/Abstract
Task settingClausura
SubjectPortuguês IV
AreaCiências Sociais e Humanas

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Resumo

A crise porque passa a educação no geral, e o ensino de lingua portuguesa em particular, é um facto conhecido por todos . Nas últimas décadas, professores de Português e Linguistica têm se ocupado com a crítica ao ensino tradicional , marcado pelo artificialismo, pela descontextualização , pela gramática ( segundo Perini , 2000 ; Bagno , 2007 ; Faraco , 2006, 1997; entre outros ). Esta pequisa tem como objectivo saber em que medida as reflexões propostas sobre ensino da lingua por esses linguistas chegam à sala de aulas e em particular ,como, são percebidas pelos alunos nas práticas pedagόgicas que lhe são propostas . Para a concretização da pesquisa , participaram quatro turmas da lingua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos de e classe , também foram ouvidos professores dessas turmas. A metodologia utilizada envolve a aplicação de questionários , contendo dez perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes , na etapa de tratamento dos dados , agruparam-se as respostas dos participantes de acordo com a aproximação da ideia central de cada uma, e formularou-se uma frase que resumisse essas ideias. A observação dentro das salas de aulas foi outro método usado nesta pesquisa. O resultado obtido através dos particinpantes desta pesquisa , concretamente os alunos e os professores , seja por meio de questionários e por meio da observação na sala de aulas , pode-se afimar que apόs quatro décadas de estudos linguisticos , a ideia de aula de lingua portuguesa não é sinόnimo de ensino exclusivo de gramática , mas também não é sinόnimo de prática de linguagem.

Palavra-chave: Ensino de lingua portuguesa, crítica ao ensino da lingua , norma culta, discurso dos alunos


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