17PTGIVDDL72

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Text genreResumo/Abstract
Task settingClausura
SubjectPortuguês IV
AreaCiências Sociais e Humanas

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O presente estudo tem como objetivos verificar qual é a percepção dos alunos em relação às aulas de português, bem como ver oque os seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre suas aulas em particular.

Entretanto é primordial dizer que o ensino de português não deve se centrar no ensino da gramática, importa referir os problemas de um ensino de língua portuguesa focado no trabalho com a gramática normativa.

Assim, Faraco, mostra aspectos comuns e práticos do estudo da língua entre gregos e romanos nomeadamente: O desenvolvimento das habilidades de fala(para persuadir a audiência nos debates públicos) e da escrita(para canonizar a língua encontrada nos autores clássicos.

Para Antunes(2007) o estudo de língua na escola tem repercutido de forma negativa nas pessoas, no que diz respeito às perspetivas com que se veem a linguagem, a língua, a gramática, o vocabulário, por essa razão temos alunos que saem da escola com uma visão confusa, deturpada, equivocada e mostram-se desestimulados e indolentes.

Geralmente a escola é o lugar onde os valores sociais atribuídos a cada variante linguística podem ser discutidos.

É preciso introduzir uma pedagogia da variação linguística na escola.

Para solucionar problemas relacionados com o ensino de língua portuguesa fez-se uma investigação para saber em que medida as reflexões propostas sobre o da língua por linguística (onde participaram da investigação e pesquisa 4 turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto alegre, totalizando 73 alunos da 7 e 8 classe), também houve aplicação do questionário(contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes.

Os resultados demostram que as pesquisas na academia até chega aos professores, mas fragmentado, não gostam de aulas de português, mas, mesmo assim, ainda acham importantes dizer que as aulas de português não podem se limitar a exercícios envolvendo as regras da gramática normativa, que parecer sido nos contextos escolares em que realizamos a pesquisa, a colaboração entre academia e a escola é por isso indisponível.

Palavras chave: gramática, prática pedagógica, ensino da língua portuguesa.


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