17PTGIVEPEP13

17PTGIVEPEP13

Text genreResumo/Abstract
Task settingClausura
SubjectPortuguês IV
AreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo

Este resumo versa sobre a percepção, de alunos e professores no ensino da língua portuguesa, e tem como objectivo auxiliar e verificar a percepção dos alunos acerca das aulas de língua portuguesa, com vista a ajudar a apontar em que medida existe coerência entre o discurso dos professores e a prática da sala de aula bem como aferir se os professores tinham acesso às ideias e noções produzidas pela pesquisa linguística dos últimos anos.

Esta pesquisa contou com a participação de quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas do porto Alegre, totalizando 73 alunos da 7°classe e 8 classes. também foram convidados professores desta turma.

Foi utilizada para esta investigação a aplicação de questionários, contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes. Tendo optado por não apresentar alternativas para não restringir ou direccionar suas respostas, com vista a permitir que eles expressem de forma livre suas respostas. Na análise de dados buscamos, em primeiro lugar, ler todas as respostas dos alunos de cada professor, para que tivéssemos uma ideia geral do seu conteúdo das respostas do grupo e em seguida, reunimos as respostas idênticas para ter uma visão quantitativa das respostas dos participantes.


Download text