17PTGIVJVTRAD40

17PTGIVJVTRAD40

Text genreResumo/Abstract
Task settingClausura
SubjectPortuguês IV
AreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo

O presente estudo visa abordar a questão da aula de Português no que diz respeito a percepções de alunos e professores. O artigo está organizado da seguinte forma: na primeira parte, visitamos alguns textos textos que tratam de crítica ao ensino tradicional. Em seguida, descrevemos o método usado para os fins desta pesquisa, para no final, apresentarmos os resultados e discutí-los. Nesta investigação, tomou se como princípio, o artigo intitulado O professor de língua português moderno e o discurso escolar anacrónico, Luiz Amaral e Noris Buarte (2007), onde discute-se a dificuldade de egressos dos cursos de Letras(por meio de discurso embassado em conceitos de Linguística). Portanto, nas últimas décadas, professores de Português e Linguística têm se ocupado com a crítica ao ensino tradicional, marcado pelo artificialismo, pela descontextualização, pela gramatiquice (por exemplo, Perini, 2000; Bagno, 2007; Fraco, 2006; Brito, 1997, entre outros). Assim, depois de muitas críticas, o professor tinha que mudar. Mas como? O quê? Como Fazer? Onde nesse contexto surgiu a proposta deste trabalho, verificar qual é a percepção dos alunos em relação as aulas de português e ver o que os professores pensam do ensino de Português. Apurados os resultados, através de avaliações oficiais. Verrificou-se que o desempenho dos alunos não tem sido o esperado, onde em cada ano os alunos não têm demonstrado a ética e o bom senso exigido a pessoas que lidam com a produção intelectual.

Palavras-chave: Aula de Português, percepções de alunos, percepções de professores, avaliações oficiais, ensino tradicional, ensino da gramática.


Download text