17PTGIVLAL11

17PTGIVLAL11

Text genreResumo/Abstract
Task settingClausura
SubjectPortuguês IV
AreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo

O presente trabalho aulas de português, percepção de alunos e professores, se propõem a verificar qual e a percepção dos alunos em relação as aulas de português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre suas aulas em particular. Participaram da pesquisa quatro turmas da língua portuguesa de deferentes escolas publicas do Porto Alegre, totalizando 73 alunos de 7 e 8 classes. Também foram ouvidos professores dessas 4 turmas. Foi também aplicado questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas por escritos pelos participantes. No entanto a nossa pesquisa demostra que e necessário muito mais do que o reconhecimento da ineficiência de alunos de português centradas na gramática normativa. Talvez seja necessário em curso de graduação e em discursões envolvendo professores em actividades, fazer uma maior aproximação da linguística pratica efectiva da sala de aulas.

Actividades em que os professores elaborem e discutam planos e tarefas para a sala de aulas, análise de livros didácticos e de descrição de boas praticas de sala de aulas, são caminhos que podem ser trilhados pelos professores para que tenham mas clara a sua tarefa.


Download text