17PTGIVRMEP68

17PTGIVRMEP68

Text genreResumo/Abstract
Task settingClausura
SubjectPortuguês IV
AreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Abstract

O estudo aborda o professor de língua portuguesa deve se conscientizar de que, assim como os professores das outras áreas apresentam suas matérias aos alunos como o estudo de um aspcto de organização do universo também a disciplina de língua esuda um aspecto da realidade (Perini). O presente estudo tem como objectivo o estudo da gramática como um modo de se reflectir sob a estrutura e o funcionamento da língua, um auxiliar para o desenvolvimento das habilidades da fala e da escrita, e o não reconhecimento da ideia de que as aulas de língua portuguesa não devem-se contrair no ensino da gramática. Participaram da pesquisa quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos de 7 e 8 séries, a motodologia envolveu a aplicação de questionários, contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes.

Os dados foram recolhidos através dos questionários que foram entregues aos participantes durante um espaço da aula que os professores reservaram. Os dados recolhidos mostram que a disciplina de português parece não ser praticada como um lugar de leitura e reflexão, seja sobre as obras literários, seja sobre questoões linguísticas. E os resultados demonstram também que é necessário muito mais do que o reconhecimento da ineficiência de aulas de português centradas na gramática normativa.

Palavras-chave: Aulas de Português, ensino de gramática, gramática normativa.


Download text