Home   |   Resources   |   Activities   |   Projects   |   Structure   |   Members   |   Contact

EN | PT

MAM.ES.03.FC.24.3

Without Title

Text date15.03.2015
Student
GenderM
NationalityTimorense
Birth placeTimor-Leste
Prior residenceIndonésia 2,5 anos
-- duration2,5 anos
Mother tongueMambae
School languageTétum, Português, Inglês

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Um contacto com pessoas de cultura diferente

Sou universitário no departamento de Comunicação Social na Universidade Nacional Timor Lorosa’e ( UNTL), tenho xxx anos de idade, sou Timorense natural de Ermera e moro em Díli, capital de Timor-Leste.

Houve um momento que tive oportunidade de contactar com pessoas de culturas diferentes da minha. É claro que tive essa oportunidade, quando eu comecei o meu estudo na universidade em Díli.

Díli, como capital do pais, muita gente que vem dos outros distritos com a sua língua materna diferente, raça e suco diferentes. Também existe diferenças da religião, origem, convicções políticas e ideológicas e situação económica ou condição social. Por acaso, eu sempre encontro com alguns amigos doutro distrito no no ambiente da universidade e fora da universidade, não os timorenses, mas também com os estrangeiros, porque Díli hoje em dia está cheio de pessoas estrangeiras.

Portanto, na aminha própria experiência, enquanto eu tenho um momento para conversar com os meus amigos e em particularmente com os estrangeiros, está dentro no meu pensamento, é assim; sou uma pessoa de cultura diferente, cresci entendendo o mundo, as normas sociais, as leis, a comida, a religião, a linguagem, a ideologia e outros aspectos das actividades quotidiana de uma visão ou ponto de vista diferente da minha, se comparando com outras.

Embora, entre em contacto e partilhe com pessoas de cultura diferente possa causar conflitos e mal-entendidos ou desentendimento, mas pode também ser uma oportunidade de aprender e obter umas novas experiências e uns novos conhecimentos.


Download current view as TXT